ANTIGO CALAMBAU

ANTIGO CALAMBAU

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PRESIDENTE BERNARDES - MG

VISTA DE PRESIDENTE BERNARDES
GEOGRAFIA: Presidente Bernardes é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Situa-se no Vale do Piranga, na Zona da Mata e pertence à comarca de Piranga. Possui uma área de 236,7 Km² de extensão territorial, limitando-se com os seguintes municípios: Porto Firme, Piranga, Brás Pires, Senador Firmino, Paula Cândido e Senhora de Oliveira, distando-se a 190 Km da Capital Mineira Belo Horizonte. De clima bom, apresenta uma temperatura média anual de 19,4C, sendo a máxima de 26,4C e a mínima de 14,8C. A altitude máxima registrada é de 875 m e a mínima de 620 m no ponto central da cidade. O município é banhado pelos Rios Piranga e Xopotó. É bom lembrar que o Rio Piranga é um dos principais afluentes do Rio Doce.
POPULAÇÃO: A população, aproximadamente 6000 habitantes, é de gente simples e religiosa, característica transmitida de geração em geração, formada principalmente pela miscigenação dos portugueses colonizadores, bandeirantes paulistas, índios e negros.
GOVERNO: Atualmente o município é administrado pelo Prefeito Izaltino Vital de Souza (PSDB) (2º mandato - 2009/2012), sendo o Vice-prefeito Agostinho Pedro Teixeira (PMDB). A Câmara Municipal é constituída por 09 (nove) vereadores, a saber: Antônio Nelson de Freitas (PMDB), José Maria Guimarães (PT) (Presidente), José Geraldo de Castro (PTB), Tarcísio Márcio Barbosa (PSB), Palmiro Pereira Paiva (PP), Beatriz de Souza Lana (PSDB), Ivair Guimarães Teixeira (PSDB), Vicente Agostinho de Souza (PP) e Adão da Consolação Silva (PP).
ECONOMIA: Resume-se no comércio e na agricultura, limitando-se ao plantio de milho, arroz, feijão, cana-de-açúcar e café, em pequena escala e na pecuária leiteira, também de pequeno porte. Graças ao trabalho desenvolvido, ao longo dos anos, pelos órgãos assistenciais do Governo, principalmente pela EMATER-MG, Departamento Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e o fortalecimento da Associação dos Pequenos Produtores Rurais “José Pedro Fernandes”, o agricultor local já despertou para as práticas modernas de agricultura, o que vem melhorando em muito o setor agrícola. Conta ainda o trabalhador rural com a assistência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Bernardes, que desde a década de 1970 vem prestando bons serviços aos associados.
A única indústria do município é a fabricação de cachaça, em pequenos alambiques, espalhados pela zona rural.
O Comércio, como na maioria das pequenas cidades do interior, ainda é bem tradicional, mas, já demonstrando modernização, graças à informática, que vem mudando a atitude dos comerciantes, adequando-os aos novos tempos.
A cidade, que num passado recente era assistida por duas agências bancárias, Minascaixa e Banco Nacional, hoje é atendida pelo Banco Postal (BRADESCO) integrado à Agência de Correios.
SAÚDE: O Setor de Saúde do Município atende suficientemente a população nos setores de Odontologia, Fisioterapia, Psiquiatria, Ginecologia, Dermatologia, Clínica Geral, além de encaminhar pacientes para outras cidades para realização de exames médicos e procedimentos cirúrgicos, e graças ao trabalho do Departamento Municipal de Saúde, o Hospital Santo Antônio, reformado e reestruturado pela atual Administração Municipal dá mais conforto e tranquilidade à população.
EDUCAÇÃO: Na área da Educação, o município conta com duas escolas estaduais na cidade: Escola Estadual Governador Clóvis Salgado (1º ao 5º ano) e Escola Estadual Padre Vicente Carvalho (1º e 2º Grau) e uma Escola da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) mantida pelo município e uma Creche Municipal (CRECHE VOVÓ ETELVINA), que dá tranquilidade às mães que trabalham, além de desenvolver um excelente trabalho de sociabilização das crianças ali abrigadas. Uma Escola Estadual no Povoado de São Nicomedes: Escola Estadual Antônio Lucas Martins (1º Grau). As zonas rurais são atendidas por treze Escolas Municipais do pré-primário ao 5º ano.
O asfalto chegou com o Programa do “Pró-Acesso”, do Governo Estadual, ligando o município à BR-482. A telefonia fixa é atendida pela concessionária TELEMAR (código de área 32) e a móvel (celular) pela operadora CLARO, sendo a energia elétrica pela concessionária CEMIG.
TURISMO: O município tem grande potencial turístico, necessitando de alavancar este potencial para gerar renda à população envolvida. Destacam-se os seguintes locais como atrativos turísticos:
CACHOEIRA DO ZÉ BENTO: Situa-se no Rio Xopotó, a aproximadamente 12 quilômetros da sede. No verão é muito procurada por pessoas do município e de cidades vizinhas para a prática de natação e camping. A queda da água forma uma piscina oval bem profunda. Não é bom se aventurar em suas águas sem estar na companhia de quem a conheça.
CACHOEIRA DO FÁBIO: Acima da Cachoeira do Zé Bento, por cerca de 3 quilômetros, a Cachoeira do Fábio, também no Rio Xopotó, é bem procurada. Como a primeira, tem águas profundas.
FAZENDA BANANEIRAS: A 12 quilômetros da cidade, no sentido de Porto Firme, em estrada de terra, esta fazenda surge de forma imponente, logo após o Povoado que leva o seu nome, Bananeiras. Toda cercada por pedras, que segundo se conta, foram retiradas do outro lado do Rio Piranga, puxadas por bois e com a participação do trabalho de escravos. Possui capela colonial em seu interior e uma grande mesa de pedras em seu pátio interno, obra de escravos. Está fechada à visitação pública. Pertence à família Moretzsohn.
FAZENDA DA ÁGUA LIMPA: Situa-se a cerca de 3 quilômetros da cidade, no sentido de Porto Firme, na mesma estrada que conduz à Fazenda Bananeiras. Tem como atrativo o Engenho mais antigo do município, em atividade desde 1882, onde se fabrica a mais tradicional cachaça de Presidente Bernardes, a “Água Limpa”, numa tradição que vem passando de pai para filhos.
MIRANTE DO CRUZEIRO: Situa-se no Morro do Cruzeiro, grande montanha que domina toda a cidade, onde existe o Cruzeiro – símbolo da fé dos habitantes da cidade – ali colocado por iniciativa de Padre José Nicomedes Grossi, quando assumiu a Paróquia de Santo Antônio de Calambau, em 1941. Possui vasta mata, que faz parte da Reserva Nativa do Município. Oferece ao visitante uma bela vista da cidade.
O BALAUSTRE, A IGREJA MATRIZ E OS CASARÕES DA PRAÇA: O balaustre, obra construída por Padre José Nicomedes Grossi, logo após o término da construção da Igreja Matriz, domina toda a Praça Cônego Lopes.
Em sua autobiografia, Dom José Grossi diz que após a construção da Igreja Matriz, visto que toda a areia necessária à obra fora retirada da própria praça, temeroso de que os casarões sofressem algum abalo, mandou que se construísse este balaustre, que forma belo conjunto arquitetônico com a Igreja e os casarões da praça. Nesta praça merece destacar também o Jardim JK, construído em homenagem ao Presidente Juscelino Kubstchek de Oliveira, que aqui esteve para inaugurá-lo no ano de 1962 e o Jardim Dois Irmãos, também na mesma praça, que homenageia os irmãos Olívio Quintão Vidigal e Leonídio Quintão Vidigal, comerciantes locais que desempenharam papel importante na política e na comunidade.
Presidente Bernardes, como as cidades interioranas, é berço para retorno dos conterrâneos que residem fora, em feriados e férias, à casa dos pais e avós, seja na sede ou zona rural.
Atualmente, a Prefeitura Municipal de Presidente Bernardes, em parceria com o Escritório local do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce, visando valorizar mais o produtor de cachaça, estuda a implantação do Roteiro Turístico dos Alambiques, onde o visitante terá a oportunidade de degustar as nossas boas cachaças e conhecer locais interessantes.
EVENTOS PRINCIPAIS: Como a maioria das cidades do interior, comemoram-se, principalmente, as festas religiosas e populares: Carnaval, Semana Santa; no dia 13 de junho a Festa de seu Padroeiro, Santo Antônio e o dia de Nossa Senhora Aparecida.
No segundo final de semana do mês de julho, acontece o BIKECANA – considerado o maior passeio ciclístico de Minas Gerais, 120 quilômetros de percurso (no roteiro inicial a saída era Barbacena). No ano de 2011, os organizadores do evento fizeram a “Rota dosTropeiros”, saindo de Presidente Bernardes, com destino à cidade de Mariana - como faziam nossos antigos tropeiros levando nossa cachaça, retornando no dia seguinte. Na volta a Presidente Bernardes, na chegada, acontece uma grande festa com desfile dos participantes pelas ruas da cidade e concentração na Praça Cônego Lopes. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no site www.bikecana.com.br. Como festejo principal, no último final de semana do mês de Julho acontece a FESTA DA CANA & FESTIVAL DA CACHAÇA, que desde 1984 vem atraindo mais e mais visitantes ao município. Este Festival é patrocinado pela Prefeitura Municipal e conta com a participação dos produtores de aguardente do município e comércio local, consolidando cada vez mais a tradição de que aqui se faz a melhor cachaça da região.
CULINÁRIA DOMÉSTICA: Principais quitandas: biscoito de polvilho, rosca da rainha e pão-de-ló, sempre regadas ao café com leite. Pratos: Tutu de feijão; Feijão tropeiro, acompanhado de torresmo, linguiça e couve; Frango com quiabo, sempre acompanhado de angu; Pato com macarrão; Canjiquinha com costelinha de porco e a tradicional Feijoada. É bom lembrar que junto a estes pratos sempre se serve a nossa boa cachaça de alambique. Merece destaque também a fabricação artesanal de queijo nas propriedades rurais, numa tradição que atravessa gerações.
AGREMIAÇÕES CULTURAIS: Como agremiações de caráter cultural destacam-se: A Corporação Musical Santo Antônio, cuja origem remonta às épocas de Padre Chiquinho (década de 1930); A Banda de Congo, o Grupo de Capoeira Anaconda e a Associação Bloco Carnavalesco do Pereira. Recentemente instalou-se no município um Escritório do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce, que vem desenvolvendo uma política voltada ao Turismo de Forma Sustentável, envolvendo produtores rurais, artesãos locais e da região. 


10 comentários:

  1. Tenho minhas origens nesta terra bonita. Meu bisavô e avô foram maestros de banda de música nesta localidade querida: "Domingo do Morro" foi bisavô e José Domingos, seu filho, sempre buscaram manter vivo o gosto pela música.

    ResponderExcluir
  2. amo calambau amoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a iniciativa de montar o blog.Estão de parabéns, os textos estão muito bem escritos.

    ResponderExcluir
  4. PARABENIZAMOS PELO SITE. O LOCAL DE NASCIMENTO DO EX-PRESIDENTE ARTHUR BERNARDES NÃO ESTÁ DEFINIDO AINDA...EXISTE TESES À RESPEITO SOBRE O SEU NASCIMENTO NA FAZENDA BREJAÚBA, NO ANTIGO ARRAIAL DE XOPOTÓ, HOJE CIPOTANEA, QUE NA E´POCA PERTENCIA AO PAÍS DE GUARAPIRANGA;MARCO DE NILO

    ResponderExcluir
  5. fazenda historica em bananeiras local de nascimento dos meus falecidos avos familia do pereira amo muito bananeiras

    ResponderExcluir
  6. O que me incomodou é uma cidade que foi crescendo e só teve padres e políticos como pessoas importantes. Será que não tinha juiz de paz como era naquela época? A cidade e as pessoas são ótimas, porém a história não é o quê os meus bisavós e avos contaram. Ou a justiça realmente não fazia parte da cidade. Conte o resto da história quero muito conhecer.

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou filha desta terra.nasci aí mesmo na cidade, no dia 02/06/1974.estudei alguns meses aí não lembro o nome do colégio mas sei direitinho onde fica. Hoje moro em São Paulo a 25 anos, mas sempre vou aí pra matar a Saudades. Obrigado acabei de conhecer a história da minha cidade, eu amei

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou filha desta terra.nasci aí mesmo na cidade, no dia 02/06/1974.estudei alguns meses aí não lembro o nome do colégio mas sei direitinho onde fica. Hoje moro em São Paulo a 25 anos, mas sempre vou aí pra matar a Saudades. Obrigado acabei de conhecer a história da minha cidade, eu amei

    ResponderExcluir