ANTIGO CALAMBAU

ANTIGO CALAMBAU

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AÇÕES DO CONSELHO DO PATRIMÔNIO CULTURAL


AÇÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Desde a data da posse dos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Presidente Bernardes, dia 20/03/2009, o trabalho de resgate dos bens culturais do Município têm sido constantes. O novo Conselho, empossado naquela data é composto pelas seguintes pessoas: Membros Efetivos: Maria das Dores Paiva Barbosa (Presidente), Reiginaldo Soares de Carvalho (Vice presidente), Fernando André Carneiro Peixoto (Secretário), Maria Célia Soares Peixoto, Jaqueline Fernandes Neves, Antônio Quintão Carneiro e Murilo Vidigal Carneiro. Membros Suplentes: Maria Aparecida Quintão, Eduardo José Vidigal, Ednalva Fernandes Nogueira, Istelamaris Quintão Souza, José Santiago Soares Fernandes, Sebastião Tito Barbosa e Maria do Carmo Fernandes.
Ainda no ano de 2009, no mês de Setembro, mereceu destaque a realização da “1ª GINCANA CULTURAL DE PRESIDENTE BERNARDES”, que marcou a participação do Município na “1ª JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL”. Também em 2009 dava-se o início do Processo de Tombamento do Bem Imóvel, “Casarão da Antiga Prefeitura”, ou “Prédio do Patrimônio”, como era conhecido antigamente. Este Tombamento já é uma realidade, já com o “Sinal Verde” do IEPHA-MG, que necessitava apenas de alguns documentos, que foram encaminhados em Janeiro do corrente ano, para o definitivo Tombamento e recuperação de tão importante Bem Cultural do Município.
No ano de 2010 as ações do Conselho Cultural foram mais intensas, destacando-se a realização da “2ª GINCANA CULTURAL DE PRESIDENTE BERNARDES NA PARTICIPAÇÃO DA 2ª JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL”, que explorou o Tema: “1710/2010 – 300 ANOS DE HISTÓRIA – DE CALAMBAU A PRESIDENTE BERNARDES”.
As ações do Conselho também são notadas, principalmente no resgate de nossas tradições, como no caso da FESTA DA CANA & FESTIVAL DA CACHAÇA, que teve como destaque principal o “Desfile da Tropa” chegando com a cachaça, na Sexta-Feira, na abertura da Festa, tal como era transportada no passado, ou seja, no lombo de burros, nas famosas tropas, além da exposição no estande da Cultura, onde se contava a História da nossa Cachaça, consagrando o nosso município como o BERÇO DA CACHAÇA MINEIRA, haja visto documento importante, datado de 1832, que fala sobre a nossa produção de cachaça, existente no Arquivo Público Mineiro.
Por essa razão estamos trabalhando no sentido de também preservar o nosso Patrimônio Imaterial, constituído dos seguintes Bens: Festa da Cana & Festival da Cachaça, Corporação Musical Santo Antônio, Bloco Carnavalesco do Pereira, Banda de Congado e a nossa Tradicional Cachaça.
Também temos interesse em preservar, no próximo exercício, especialmente, o Conjunto Paisagístico da Praça Cônego Lopes, com o Jardim JK, o balaústre, o calçamento em paralelepípedo e os casarões coloniais.
Visite nosso blog na internet acessando: culturacpb.blogspot.com
PRESERVAR NOSSO PATRIMÔNIO É MANTER VIVA UMA REALIDADE DO PASSADO! VAMOS PRESERVAR NOSSOS VELHOS CASARÕES!” 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário